Entre os dias 23 até o dia 29 deste mês, cerca de 750 moradores de 53 comunidades da região do Rio Arapiuns e Maró tiveram a oportunidade de receber um tratamento especial na área da saúde bucal, através de um trabalho feito em parceria pelo Projeto Saúde e Alegria, Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, Terre des Hommens Holanda e o International College of Dentists (Colégio Internacional de Dentistas) - ICD. O desafio era enfrentar a grande demanda por tratamento odontológico existente nessas comunidades, principalmente pela dieta baseada em carboidratos (peixe e farinha), alto consumo de açúcar, água sem tratamento com flúor e falta de escovação, além das dificuldades de acesso aos serviços de saúde, para a prevenção das cáries.
Como fazer isso em uma realidade de grandes distâncias, dificuldades de locomoção e exigência de infraestrutra móvel, que coloca as políticas públicas e ao terceiro setor muitos desafios para realizar o atendimento à população que necessita? Somando esforços e trabalhando em parceria. Foi assim que foi montada a jornada odontológica.
Otani, explica que “esse é um projeto piloto que veio aqui trazendo tecnologia de ponta para a região, fazendo tratamento de canal junto com uma restauração imediata, exodontia, limpeza, além de trazer para a população a prótese total (dentadura), que são áreas de muita carência na região”.
O Dr. Fábio Tozzi, coordenador do Programa de Saúde Comunitária do PSA, complementa que “o diferencial deste atendimento, é que na maioria das vezes, pelas carências, a extração dos dentes é o tratamento historicamente praticado, e neste caso, estamos trazendo também restaurações, tratamento de canal, enfim, recuperando o sentido da saúde oral para esta população”, explica Tozzi em meio ao corredor lotado de pacientes.
A jovem Derlane Silva de Sousa, da comunidade novo horizonte, que buscou o atendimento, viu seu desejo realizado. É o exemplo também da Sra. Rosa Apóstola de Lima, que recebeu uma prótese dentária. “Isso significou para mim uma coisa tão boa, pois agora estou com meus dentes, estou me sentindo muito bem. Se a equipe não viesse aqui estava muito difícil, porque ia custar muito caro para mim que sou pobre”, disse a comunitária com sorriso mais solto no rosto.
Seu Manoel foi um dos beneficiados.
Em meio aos muitos pacientes atendidos no Abaré estava Itamar Mota da Silva, 14 anos, sorridente e curioso com tudo que estava acontecendo e ancioso para também ser atendido. Mas Itamar foi praticamente uma surpresa em meio às demais crianças. Quando saiu do consultório, a dentista que lhe atendeu saiu dizendo: “você não tem nenhuma cárie, o que você veio fazer aqui?”, comemorava e questionava ao mesmo tempo. “Não podia perder a oportunidade, vim no Abaré só pra confirmar se meus dentes estavam bons. Eu escovo meus dentes várias vezes todos os dias”, respondeu Itamar.
O desafio da educação
O adolescente Itamar: exemplo de saúde oral
Casos como o dele são quase uma exceção, o que coloca o grande desafio da educação para que as crianças, desde cedo, aprendam a importância de escovar, tratar bem dos dentes. Por esse motivo, a caravana do Abaré levou também sua equipe de arte-educadores do Circo Mocorongo do Saúde e Alegria para realizar dinâmicas e apresentações educativas, juntamente com a distribuição de escovas e pasta dental.
Juntos, os dentistas da Jornada realizaram cerca de 1.850 procedimentos odontológicos e os palhaços do Saúde e Alegria, arrancaram risos aliviados ou fizeram brotar alegria e esperança no rosto de quem, pela falta de atenção, talvez escondia a vontade de sorrir.
Sem comentários:
Enviar um comentário