31 de julho de 2009

Devolvendo o sorriso às populações do rio Arapiuns



“Quando aparece uma oportunidade dessas, a gente agarra com toda força e vai em frente”. Foi esse o sentimento que a jovem Derlane Silva de Souza, de 17 anos, demonstrou quando saía de barco da sua comunidade chamada Novo Horizonte. A oportunidade a que ela se refere, é a Primeira Jornada Odontológica que estava começando na comunidade de Cachoeira do Aruã, a quase 12 horas de distância em viagem de barco da cidade de Santarém, PA.

Entre os dias 23 até o dia 29 deste mês, cerca de 750 moradores de 53 comunidades da região do Rio Arapiuns e Maró tiveram a oportunidade de receber um tratamento especial na área da saúde bucal, através de um trabalho feito em parceria pelo Projeto Saúde e Alegria, Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, Terre des Hommens Holanda e o International College of Dentists (Colégio Internacional de Dentistas) - ICD. O desafio era enfrentar a grande demanda por tratamento odontológico existente nessas comunidades, principalmente pela dieta baseada em carboidratos (peixe e farinha), alto consumo de açúcar, água sem tratamento com flúor e falta de escovação, além das dificuldades de acesso aos serviços de saúde, para a prevenção das cáries.

Como fazer isso em uma realidade de grandes distâncias, dificuldades de locomoção e exigência de infraestrutra móvel, que coloca as políticas públicas e ao terceiro setor muitos desafios para realizar o atendimento à população que necessita? Somando esforços e trabalhando em parceria. Foi assim que foi montada a jornada odontológica.

Solidariedade e responsabilidade social
O casal de cirurgiões dentistas, Adriana Mesquita e Márcio Junqueira, veio de São Paulo colaborar com a jornada. Eles e mais 18 profissionais aceitaram o convite do Colégio Internacional de Dentistas para servir à população ribeirinha. “A idéia de vir para a Amazônia sugiu a partir de um contato com o Dr. Fábio Tozzi, em uma conversa onde ele nos contou da carência de profissionais aqui na região. Nós começamos a desenvolver a proposta de um mutirão de atendimento e conseguimos mobilizar 20 colegas para este trabalho”, conta Péricles Correa de Freitas, um dos coordenadores do grupo. Péricles nos contou ainda que todos os profissionais mobilizados fecharam seus consultórios em São Paulo nesse período e pagaram dos seus prórpios bolsos os custos da viagem até Santarém para engajar-se na caravana. Perguntados sobre o que estes profissionais ganham com esse ato de solidariedade, todos foram unânimes em afirmar que além da oportunidade de conhecer a região, a jornada é uma oportunidade de se sentir mais humano. “É uma experiência muito gratificante pra gente. O que nós podemos trazer em termos de conhecimentos e tecnologia, nós estamos levando em amor e carinho dessa populção que nos acolheu muito bem”, conta o regente do ICD no Brasil, Alex Yoshiharu Otani.
Alex Otani e Péricles Freitas
O Colégio Internacional de Dentistas foi fundado nos anos 80, sendo a organização de odontologia mais reconhecida no mundo, que tem por objetivo avançar a ciência de odontologia para a saúde e o bem-estar da população no nível internacional. Busca a integração dos dentistas no mundo, divulgando conhecimentos e fomentando o atendimento social, como no caso desta jornada no rio Arapiuns.

Otani, explica que “esse é um projeto piloto que veio aqui trazendo tecnologia de ponta para a região, fazendo tratamento de canal junto com uma restauração imediata, exodontia, limpeza, além de trazer para a população a prótese total (dentadura), que são áreas de muita carência na região”.

O Dr. Fábio Tozzi, coordenador do Programa de Saúde Comunitária do PSA, complementa que “o diferencial deste atendimento, é que na maioria das vezes, pelas carências, a extração dos dentes é o tratamento historicamente praticado, e neste caso, estamos trazendo também restaurações, tratamento de canal, enfim, recuperando o sentido da saúde oral para esta população”, explica Tozzi em meio ao corredor lotado de pacientes.

Trabalho em parceria
Abaré ancorado na comunidade de Cachoeira do Aruã
O esforço conjunto do PSA e da SEMSA de Santarém, permitiu que toda a infra-estrutura necessária fosse montada para a realização da jornada. A prefeitura mobilizou uma série de funcionários, ofereceu o Barco Netinho pra tazer e acompanhar os pacientes tratados. O PSA por sua vez, também trouxe sua equipe e a Unidade Móvel de Saúde o navio Abaré, onde foram montados 8 consultórios odontológicos. Um exemplo de parceria entre o poder público e o terceiro setor. “Um momento muito importante, pois o serviço de atendimento nós já temos, mas toda ajuda é bem vida para responder à demanda que é muito grande. O Município quer agradecer porque isso só vem a somar para o bem da população e a política pública de saúde”, afirmou a enfermeira Graça Almeida, assessora de rios da SEMSA Santarém.
Equipe da SEMSA Santarém
Sorrisos com saúde e alegria

A jovem Derlane Silva de Sousa, da comunidade novo horizonte, que buscou o atendimento, viu seu desejo realizado. É o exemplo também da Sra. Rosa Apóstola de Lima, que recebeu uma prótese dentária. “Isso significou para mim uma coisa tão boa, pois agora estou com meus dentes, estou me sentindo muito bem. Se a equipe não viesse aqui estava muito difícil, porque ia custar muito caro para mim que sou pobre”, disse a comunitária com sorriso mais solto no rosto.

Seu Manoel foi um dos beneficiados.

Em meio aos muitos pacientes atendidos no Abaré estava Itamar Mota da Silva, 14 anos, sorridente e curioso com tudo que estava acontecendo e ancioso para também ser atendido. Mas Itamar foi praticamente uma surpresa em meio às demais crianças. Quando saiu do consultório, a dentista que lhe atendeu saiu dizendo: “você não tem nenhuma cárie, o que você veio fazer aqui?”, comemorava e questionava ao mesmo tempo. “Não podia perder a oportunidade, vim no Abaré só pra confirmar se meus dentes estavam bons. Eu escovo meus dentes várias vezes todos os dias”, respondeu Itamar.

O desafio da educação

O adolescente Itamar: exemplo de saúde oral

Casos como o dele são quase uma exceção, o que coloca o grande desafio da educação para que as crianças, desde cedo, aprendam a importância de escovar, tratar bem dos dentes. Por esse motivo, a caravana do Abaré levou também sua equipe de arte-educadores do Circo Mocorongo do Saúde e Alegria para realizar dinâmicas e apresentações educativas, juntamente com a distribuição de escovas e pasta dental.

Juntos, os dentistas da Jornada realizaram cerca de 1.850 procedimentos odontológicos e os palhaços do Saúde e Alegria, arrancaram risos aliviados ou fizeram brotar alegria e esperança no rosto de quem, pela falta de atenção, talvez escondia a vontade de sorrir.

30 de julho de 2009

Descontraindo...

Recebi um email da minha amiga Elis, sobre a série " OS SEUS PROBLEMAS SE ACABARAM-SE", para você que está triste, cheio de preocupações, de conflitoss, desanimados, desmotivados. Procure ajuda qualificada.

Me diverti com esse as sugestões de possíveis solucionadores paras os problemas cotidianos.

Resolvi compartilhar com você também. Então, divirtam-se e atentem para a garrafada e o EX-TUDO, esperei só ele falar que é EX-BBB...

27 de julho de 2009

Lendas Amazônicas...

Contada pelo povo ribeirinho

Lenda da Curupira...

Era uma vez um rapaz que não acreditava na existência do Curupira. Certo dia foi caçar e se distraiu atrás de um nambu. Quando percebeu não conseguia achar o caminho de volta para sua casa. Em seguida achou que estava sendo seguido por alguma coisa. O mesmo se desesperou ao tentar três vezes trilhar outro caminho, mas passava no mesmo lugar sempre.

Então ele resolveu subir em uma árvore, para passar a noite, ao anoitecer escutou uma voz que pedi a sua mão e soltou para baixo, depois a voz pediu seu figado, o rapaz tirou o figado da guariba e deu novamente, após comer, a voz perguntou o que o rapaz queria me troca. Como era esperto, o rapaz pediu seu coração. A voz lhe entregou mas acabou morrendo. No outro dia ao descer da árvore, o rapaz encontrou o monstro caído no chão, desde então passou a acreditar no curupira.

Por Bianor Belchior, Jornal a Folha de Samaúma, Rio Tapajós.


24 de julho de 2009

Viagem Suruacá

ninas lindas
Foi fantástica. Um pouquinho de tudo, não faltou a animação, diversão e é claro o banho de rio maravilhoso. Depois de uma longa caminhada, vale a pena desfrutar da beleza do lugar.

22 de julho de 2009

Ela veio...

Foi chegando devagar, com uma pequena dorzinha de cabeça,dores no corpo e logo manifestou-se sobre mim, a gripe. Oh, coisa chata meu Deus!

Ela me derrubou ontem a tarde (21/07), não consegui ficar no trabalho, fui direto para minha cama. Mas hoje estou aqui, com uma tremenda dor na garganta, os olhos lagrimandos, um cansaço no peito e sem falar na tosse. Não vou dar mole não, vou trabalhar mesmo, afinal tem muita coisa para fazer aqui.

Boa sorte para mim, e que eu consiga ter inspiração para escrever meus textos para o programa de rádio.

Um grande abraço :)

20 de julho de 2009

"Dia do Amigo"


Feliz dia do amigo...

17 de julho de 2009

De volta à Suruacá...

No ano passado estivemos lá admirando as belezas naturais da comunidade. O povo é muito hospitaleiro e acolhedor. Fizemos uma longa caminhada de bicicleta até chegar ao igarapé de Santa Quitéria, mas valeu a pena. O igarapé fantástico, com águas cristalinas e convidativas.
Estamos voltando lá novamente e dessa vez com uma equipe bem maior.
Na volta conto as novidades.
Grande abraço e vamos lá !

16 de julho de 2009

Dose dupla

Opiniões diferentes? Sim. Inseparáveis? Não. Minha nina que mas amo e quero bem.

15 de julho de 2009

Ensinamentos

Tudo na vida tem valor, se as coisas boas que aprendemos quando criança, esquecemos quando adultos, chega um dia que você vai precisar lembra-las. Foi exatamente o que aconteceu comigo. Um dia já fui aquela que não saia da igreja, mas com o tempo foi passando e os ensinamentos desapareceram da memória, e quando você mas precisa dele, cade? Há alguns dias atrás, recebi o convite para ser madrinha de batismo. Lógico, para ser madrinha é necessário, ter feito uma preparação e tal. Foi ai que me dei mal. Ontem, (14/07), fui na igreja para começar a fazer essa preparação.

As orientadoras relembraram os ensinamentos desde o batismo até não sei mas aonde. Eu havia esquecido praticamente tudo. Pra completar a minha preocupação, acharam de ficar fazendo perguntas sobre os sacramentos, estava ali perdida, no meio de tanta gente falando, explicando tudo certinho.

Tive a sorte de não ser apontada para responder uma daquelas perguntas. Hoje o curso continua e já com uma tarefa mas difícil.
Mas é isso, é sempre bom lembrar e aprender coisas novas e boas para a vida, principalmente quando isso é para ajudar no aprendizado e vida de uma outra pessoa.



14 de julho de 2009

Descobrindo...

Ontem (13/07), quando cheguei ao trabalho, e fui abrir minha caixa de email, levei um susto, quando me deparei com uma mensagem de um desconhecido. A mensagem vinha de um comentário do blog da rede mocoronga (PSA). Há uns dias atrás, publiquei um texto no blog, sobre inclusão digital na comunidade de Muratuba. O desconhecido até o momento, fez o seguinte comentário: "Estou orgulhoso de saber que minha prima Raquel, está fazendo a diferença, saber que esse trabalho é tão importante para os dias de hoje, todo cibernético. Um abraço e parabéns a todos. Jeferson" Fiquei surpresa, ainda mas descobrindo que tenho um primo que nunca vi na vida. Mas confesso que fiquei feliz em saber disso. No começo não entendi muito bem, mas depois trocamos emails e logo tive mas certeza de quem se tratava. Agora estou anciosa para conhecê-lo, segundo ele, está vindo para Santarém esse mês. Vamos aguardar.

Grande abraço :)

13 de julho de 2009

...

Saudades Rafa, 13 de julho, 1 ano e 11 meses.
Eternas saudades mano.
Amamos você...

Ter você é...

Ter você, é caminhar pela vida confiante… Sem medo de errar, mesmo errando, sem medo de me entregar, já entregue. Andar pelas flores, mesmo com arranhões…. Ter você é querer ser melhor, é querer dar o melhor de mim, é ver as coisas de uma melhor forma, é ter força para lutar, crer, vencer. É poder te olhar nos olhos a cada chegada, ficar com saudades a cada ida… Ir com você! Ter você é ter a mim mesma…. É olhar no meu coração e ver, nele pulsa minha vida,pulsa você!

Pra você amor meu...

9 de julho de 2009

O desafio, querer ser o que ainda não sou !!!


A convite da minha amiga Dannie, fui convocada a definir 5 coisas que não sou e gostaria de ser. No momento fiquei sem saber qual pontuar, pois há diversas. Mas vamos lá:

Ser mas pontual:

Os amigos que o digam. A pontualidade é uma forma de mostrar respeito e consideração com o próximo, infelizmente, é um hábito não muito comum meu. Sei que todo e qualquer atraso gera desconforto e irrita quem espera, engraçado é que sei disso e ainda não consigo me habituar. Fico nessa de que a pessoa não se importará se chegar 5 ou 10 minutos depois do combinado, e mesmo que atrase chegarei lá. Queria poder ser pontual, assim deixaria menos pessoas a minha espera.




Saber dizer NÃO:

Um dos desafios que tenho, o maior e mais complexo é dizer NÃO.
A minha grande dificuldade, porém está em se posicionar, tenho a tendência de querer agradar, ficar de bem com o outro, e muitas vezes, deixando de fazer o melhor pra mim mesma. A real é que se não souber dizer NÃO na hora certa, é muito provável que não tenha uma segunda chance e terei de arcar com as consequências depois.




Ser menos detalhista:

Como diria minha amiga Dannie, já quebrei a cara por ser detalhista demais. É raro passar em um lugar e não notar o que se passa ali. Logicamente, sem ninguém notar obeservo tudo o que há ao meu redor. Outro dia uma amiga perguntou-me como conseguia decorar diversos numéros de telefones ao mesmo tempo. Isso é coisa minha, sou capaz de lembrar de uma pessoa que vi uma vez na vida e que depois de muito tempo reaparece, no primeiro momento isso não acontece, mas imagem da pessoa fica perturbando minha mente até conseguir lembrar de onde realmente a conheço. E inúmeras vezes os resultados são surpreendentes.

Menos perfeccionista:

Talvez essa seja uma qualidade que muitas pessoas detestam em mim. Procuro sempre fazer as minhas coisas com perfeição. Em minha infância, adolescência, fui aluna de minha mãe (professora). Eu tinha que ser a aluna mas criativa e estudiosa da turma. Tinha que fazer perguntas e mas perguntas em sala de aula, sempre tinha minha mãe ali no meu pé para fazer sempre as coisas certinhas. E com isso fui crescendo e tomando responsabilidades tanto pessoal como profissional. Tanto que quero sempre estar ali fazendo tudo certo e perfeitinho. E quando não consigo, ai que estresse!!!
"A principal coisa na vida, é não ter medo de ser humano" - Pablo Casals





Uma excelente dona de casa

Não é brincadeira, desde criança tento fazer as tarefas de casa sozinha. Mas não levo muito jeito para isso. A kelly, minha irmã que o diga. Ela detesta quando fico com a tarefa de arrumar a casa. Sou péssima, só pego a vassoura passo na casa, lavo as louças menos sujas, pego as roupas sem cor (fora o jeans que detesto lavar) e a tarefa esta cumprida. Quando ela chega, faz tudo novamente. Agora, coloque um ótimo vinho que eu sei exatamente como utilizá-lo, rsrrs. Quero aprender a ser uma boa dona de casa, imagine se um dia for morar sozinha ou casar, sei lá, minha casa como vai ser??rsrsrrs




Bom, não foi tão difícil,
passo agora esse desafio para minhas queridas amigas e blogueiras: Elis Lucien, Adriane , Gleissiane, Denise Macedo e Adriana.

Abração :)