27 de maio de 2009

Lembranças e saudades...

Hoje dando uma arrumada no meu arquivo de músicas, encontrei uma música que marcou muito, quando perdi meu maninho Rafael (2007). A letra dela mexeu comigo, me fez lembrar os bons momentos que vivi junto dele, das alegrias que juntos compartilhamos, das tristezas, dificuldades que enfrentamos. E principalmente daquele sorriso encantador, que fazia do Rafa, um adolescente cheio de paz, amor e muita vontade de viver.

A letra da música é essa:

Tinha que ser de repente, pra deixar saudade teu olhar
Sinto teu perfume pelo ar,
O teu sorriso envolvente, apenas nos meus sonhos posso ter
Juro não queria te perder.
São tantas coisas pra lembrar, já não sei como viver
se eu já não tenho teu amor...
Eu vou contar os dias pra você voltar
meu mundo agora está deserto
Em todas as canções que sempre for tocar
Eu sei você vai estar por perto
Você vai, então vai e o nosso amor fica por conta
Você vai que eu vou sonhar...
Um dia agente se encontra....

Eternas saudades Rafa...Te amo, sempre...

26 de maio de 2009

De volta a Amazônia, Santarém, Belterra


Depois de um período na Suécia, Juranildes Dantas, jovem integrante da Rede Mocoronga de Comunicação Popular, está de volta à Belterra. Hoje em participação especial ao programa da Rede Mocoronga, entrevistamos -a sobre essa experiência fantástica, e marcante na vida da jovem Belterrense. Jura, diz que é inesplicável, a mudança de hábitos, de cultura, mais ressaltou que " não queria ainda ter vindo de lá ".

Jura e mas três jovens ribeirinhos participaram de um intercâmbio, sobre o trabalho e produção de vídeo participativo. Esse intercâmbio acontece entre estudantes de uma escola Nórdica da Suecia e Projeto Saúde e Alegria. Os estudantes vem para a Amazônia, passam 6 meses ensinando e aprendendo com os jovens das comunidades riberinhas. E no inicio de abril foi a vez dos jovens da Amazônia mostrarem seu trabalho, seu potencial, no outro país.

E agora estão de volta, contando as experiências vivenciadas, o trabalho realizado lá fora, e passando um pouco dos seus conhecimentos, através do programa da rede mocoronga. Para saber mas sobre esse trabalho, é só acompanhar o programa na rádio rural, no sábado a partir das 10:00 horas da manhã e nos domingos a partir das 04:00.

Um grande abraço com Saúde e Alegria a tod@s !

25 de maio de 2009

Momentos...


Fim de semana em companhia de meus maninhos...

Um sorriso por tráz da câmera...

Isso não é montagem, a imagem é real. Essa foto foi tirada no aquário de Santos-SP. Um passeio fantástico. Apesar de temer a animais peçonhentos, por impulso tive a coragem de ficar tão próxima dela. Uma pequena arraia dentro de um aquário. Aqui na Amazônia, nas comunidades ribeirinhas nessa época de enchente, existem muitas nas águas desses rios. E as pessoas sofrem com as suas ferroadas. Em algumas localidades, as informações, são que as arraias estão invadindo, até as ruas das comunidades, onde água ja invadiu. Para o povo das águas, que convivem com a presença desses animais, nessas margens dos rios, essa imagem não é nada assustadora.
Só muito cuidado é necessário!

21 de maio de 2009

No stúdio...



Da esquerda Silvanei, da direita minha amiga Dry, e na técnica de som, Fabienne, trabalhando na Justificar completamentegravação do programa , rede mocoronga, uma produção do Projeto Saúde e Alegria. Os dois, gravam a sessão notícias comunitárias, um dos destaques do programa, que vai ao ar todos os sábados e domingos, na rádio rural de Santarém. A sessão foi criada, destacando as notícias que vem das comunidades ribeirinhas, e os dois com muita criatividade e cheios de disposição, fazem ecoar através e suas vozes encantadoras, essas informações, que abrangem toda a região amazônica, vários lugares do Brasil e do mundo.


Abração repórteres mocorongos...



19 de maio de 2009

Enchente nas comunidades riberinhas

A situação das comunidades ribeirinhas também está complicada. Conversei com uma comunitária de Pedra Branca, a senhora Iolanda Ferreira, que me relatou um pouco sobre essa forte enchente dos rios da Amazônia, que está afetando a população riberinha.

R:Quais as mudanças que ocorrem no dia a dia das pessoas que estão sendo afetadas com a enchente?

Iolanda: As mudanças que ocorrem, são as mudanças de casa mesmo. Na comunidade, algumas pessoas estão mudando de residências, por que a água já esta chegando na casa, e outras que ficam proximas de barrancos que estão se quebrando, e as mesmas estão correndo risco de vida, pois se essas casas virem a desabar ficarão soterradas. Os barrancos tem a altura de mas ou menos 5 metros. O solo já se partiu, e os comunitários correm perigo de vida.

R: Com relação a saúde, quais são os cuidados tomados diante dessa situação?

Iolanda:Um dos maiores cuidados que estão tendo é com a água. Algumas famílias possuem poços artesianos, que esta servindo as demais famílias dessa comunidade, pois a água do rio não tem condições de se utilizar.

R: Sua opinião, com relação a essa grande enchente.


Iolanda:Tudo que se faz pra natureza ela responde. Acredito que o homem não respeitou a natureza. E agora ela está respondendo, são coisas inesplicáveis, coisas que nunca tinhamos vivido e não pensaríamos em viver. Estamos agora nessa situação, acredito que a maioria da população está sofrendo. Existem muitas pessoas desabrigadas, na região do rio tapajós, ainda não chegou a essa situação, podemos ver através dos meios de comunicação a situação das pessoas que estão sofrendo, e até mesmo perdendo a vida. É uma situação muito triste que nos chama atenção, para valorizar a natureza e tentar proteger aquilo que ainda nos resta.

18 de maio de 2009

...








É nós...

Turma Saúde & Alegria

Somos energia, espírito, alma, luz. Levamos a alegria, através de nossos sorrisos...

13 de maio de 2009

E ela continua...

Ponte de acesso foi construída na avenida Tapajós

Ontem no final da tarde (12/04), fui ver de perto a situação que se encontra a avenida tapajós tomada pela água. Não tem diferença dos dias anteriores, a água continua ali. A bomba montada emcima do cás, joga água para o rio, e volta tudo novamente para a avenida. O cás, faz o acesso entre o rio Tapajós e a avenida Tapajós. Adolescentes se divertem nas águas, e fazem como ponte o cás do porto de Santarém.

Cás como ponte do rio tapajós e avenida tapajós

12 de maio de 2009

Mudando de endereço...

Depois de três anos morando junto com minha vovó, ontem (11/04), mudei de endereço. Agora, na minha própria casa. Hoje foi meu primeiro dia na casa nova, ainda não acostumada com o novo ambiente. A diferença é enorme, casa de vovó é sempre muito barulho, agitação, gente chegando, gente saindo. E agora silêncio. Mais o legal de tudo é poder construir e ter suas próprias coisas, e eu to feliz por estar construindo a minha vida.

Ah, esqueci, pessoal, agora vou poder fazer churrasco lá em casa,rsrsrs, é só combinar hein !!

Grande abraço,

Raquel

11 de maio de 2009

Estudantes de Jornalismo promovem Campanha em favor dos atingidos pela enchente

Pontes foram construídas, dando acesso as moradias

Esta já é considerada a maior enchente dos últimos trinta anos. O nível das águas dos rios não para de subir. E os maiores prejudicados são os moradores das comunidades ribeirinhas e de alguns bairros de Santarém, principalmente aqueles que não tem para onde ir.

Para ajudar a amenizar essa situação, os estudantes das turmas do 1°, 3° e 5° semestre de Jornalismo do Instituto Esperança de Ensino Superior-IESPES, promovem a Campanha Solidáriedade já , em favor das famílias que estão vivendo os impactos desta grande enchente.

A colaboração de todos é bem vinda. Sua doação pode ser feita através de alimentos e roupas. Os objetos estão sendo entregues na caixa de coleta, na recepção da Instituição.

Os produtos arrecadados, serão entregues no final de semana, nos bairros de Uruará e Mapirí.

Água invade residências nos bairros periféricos da cidade


4 de maio de 2009

Maior enchente dos ultimos 30 anos invade Santarém

As imagens abaixo, são reais, mostra como se encontra o centro comercial de Santarém, que sofre com a maior enchente provocada, desde os últimos 30 anos. A situação do centro comercial está em estado de emergência, logistas tiveram que fechar as portas, e alguns estabelecimentos públicos também foram fechados, devido a grande cheia que invade a Tapajós, avenida central da cidade. Além do centro comercial, diversos bairros da cidade também estão sofrendo com a enchente. Muitas famílias tiveram que abandonar suas casas, indo para abrigos na cidade, perdendo praticamente tudo o que possuiam. A enchente está prevista até o final do mês de maio, o que vem preocupando ainda mas os Santarenos. E além disso muita chuva tem causado estragos, deixando população Santarena em situação precária.

Imagens Dannie Oliveira, portal Notapajós.
Muitas lojas estão fechadas. Como vender?


Boa parte da Avenida Tapajós foi tomada pela água.

Apesar do risco de doenças, muitos ciclista ainda se arriscam em trafegar pela parte inundada.

Os restaurantes e apartamentos da Avenida Tapajós no perímetro da Orla estão alagados. O trânsito foi interrompido
.

Trafegar pela Avenida Tapajós só de barco mesmo.

As lojas próximas a Praça do Pescador estão submersas. Bombas drenam a água do interior dos estabelecimentos.

O Bar Mascote está ilhado. O acesso só é possível pela Avenida Tapajós também tomada pela água.

Nem mesmo a chuva impediu a diverção...

Na noite desta quinta-feira (30/04), aconteceu o primeiro evento das comemorações de 30 anos da TV Tapajós, que agitou a cidade. Milhares de pessoas compareceram ao 94 Festival II, no Arena Sport Show. A chuva que caiu no final da noite não desanimou os festeiros de plantão. Para agradar ao público, a tv montou as Tendas 94 FM e Caldeirão.

Mesmo com o clima frio ninguém ficou parado. Logo cedo, o público estava, deixando a chuva passar, mais isso não aconteceu, e a moçada não resistiu ao som e foi para a chuva.

A diretora executiva do Sistema Tapajós de Comunicação, Vania Maia adiantou que o mês de maio será de muita festa.

“Vem muito mais por aí. Inclusive já anuncio que dia 28 de maio quando nós estaremos encerrando as comemorações de aniversário da TV Tapajós nós vamos fechar a programação com chave de ouro. Teremos o grande show do Jota Quest em Santarém.”


Artigo originalmente publicado, no site notapajós.com