23 de outubro de 2009

Aventura em Família com Saúde e Alegria

Uma equipe da TV Globo esteve em Santarém para realizar as gravações de um quadro do programa Caldeirão do Huck, o “Aventura em Família”. Uma família de Jaú, interior de São Paulo, se aventurou por uma semana vivenciando o dia a dia das comunidades ribeirinhas, acompanhando as atividades do Projeto Saúde & Alegria nas comunidades de Urucureá, rio Arapiuns, Amorim e Suruacá no Rio Tapajós. No dia 20, a comunidade de Suruacá viveu momentos de grande euforia com a chegada do apresentar Luciano Huck, que surpreendeu a família com sua apresentação no Circo Mocorongo do Saúde & Alegria.

Selecionada para o quadro, vindos de uma realidade diferente, o casal Sidnei, Rose e seu filho Lucas, foram seguidos pelo programa em visita às comunidades. Em Urucureá, participaram do dia a dia dos moradores, o que envolveu desde a experiência de fabricação da farinha de mandioca, a pesca, a tecelagem do tradicional artesanato em palha de tucumã, aulas de informática no telecentro local e uma piracaia nas belas praias do rio Arapiuns.

Depois seguiram para a Vila de Amorim, onde participaram do trabalho do Barco Hospital Abaré, conhecendo como o Saúde & Alegria em parceria com a SEMSA, realizam o atendimento em saúde para a população ribeirinha.

No dia 20, acompanhado dos coordenadores do Saúde & Alegria, Eugênio e Caetano Scannavino, o apresentador Luciano Huck foi recebido na comunidade de Suruacá com uma calorosa recepção. Foi uma manhã intensa com a apresentação do Circo Mocorongo do Projeto Saúde e Alegria. Huck se vestiu à caráter e entrou em cena, convidando a família para comentar como foi sua experiência na Amazônia.

Para o PSA foi uma oportunidade de mostrar a Amazônia com suas riquezas e desafios, mas principalmente a partir de uma agenda positiva da região. Para a família, “mais do que uma aventura, foi um grande aprendizado”, declarou Rose.

O apresentador Luciano Huck, concedeu entrevista exclusiva ao Blog e à Tv Mocoronga, à margem esquerda do rio Tapajós.

Confira abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=ZiKzO1gUhCA

15 de outubro de 2009

29 de setembro de 2009

Vergonha X Crueldade



O mar se tinge de vermelho, entretanto não é aos efeitos da natureza.

Se deve a crueldade com que os seres humanos (ser civilizado) matam centenas dos famosos e inteligentíssimos Golfinhos CalderonIsso acontece ano após ano na Ilha Feroe na Dinamarca. Deste massacre participam principalmente jovens. Por que? Para demonstrar que estes mesmo jovens já chegaram a uma idade adulta, estão maduros.Em tal celebração, nada falta para a diversão, todos participam de uma maneira ou de outra. Matando ou vendo a crueldade"apoiando-a como espectador"


Cabe mencionar que o Golfinho Calderon, como quase todas as outras espécieis de golfinhos, se aproxima do homem unicamente para interagir e brincar em gesto de pura amizade.

Eles não morrem instantaneamente, são cortados uma ou duas vezes com ganchos grossos. Nesse momento os golfinhos produzem um som estridente bem parecido ao choro de um recé

Mas sofre e não há compaixão até que este dócil ser se sangra lentamente e sofra com feridas enormes até perder a consciência e morrer no seu próprio sangue.





Finalmente estes heróis da ilha, agora são adultos racionais e direitos, já demonstraram sua maturidade.

Cuide do mundo, ele é sua casa !

22 de setembro de 2009

Lugar Fantástico...

Se há dúvidas que paraíso existe, aqui há um prova disso. Lugar maravilhoso e fantástico, com lindas praias e uma natureza que encanta qualquer pessoa.

Amo caminhar nas praias, tomar banho nos igarapés e deslumbrar a beleza do lugar. Poucas pessoas sabem e tem a oportunidade de estar em um paraíso com esse e há quem diga que não gosta de morar nele. Já morei e guardo muitas e boas lembranças de minha infância e adolescência. Das minhas corridas de bicicleta nas estradas, dos banhos no rio, das travessias de canoas enfim das aventuras que fazia e vivia em Muratuba.

Saudades...sempre

8 de setembro de 2009

28 de agosto de 2009

Concurso do “Dog Fashion” em Muratuba

Em Muratuba além de existir uma rica cultura, existe também muita criatividade e diversão. Os comunitários sempre estão trabalhando juntos e realizando programações que envolvam toda a comunidade.

Durante o aniversário da rádio comunitária Raio de Sol, que acontece no dia 04 de dezembro, a comunidade de Muratuba realiza o Concurso do Dog Fashion, a única comunidade que apresenta esse tipo de espetáculo.

Em todos os aniversários da rádio comunitária, os cachorros são as principais atrações. E por incrível que pareça o mais esperado por todos.

As imagens a seguir são do primeiro aniversário, realizado no dia 04 de dezembro de 2003.

Imagens do primeiro aniversário, alunos com os cachorros que participaram do concurso


26 de agosto de 2009

Que você tenha...


AMOR


SAÚDE

DINHEIRO
SENSIBILIDADE
Para não ficar indiferente diante das belezas da vida.

CORAGEM
Para
colocar a timidez de lado e poder realizar o que tem vontade.

SOLIDARIEDADE
Para
não ficar neutro diante do sofrimento da humanidade.

BONDADE
Para
não desviar os olhos de quem te pede uma ajuda.


TRANQUILIDADE
Para quando chegar ao fim do dia, poder deitar e dormir o sono dos anjos.


ALEGRIA
Para você distribuí-la, colocando um sorriso no rosto de alguém.


HUMILDADE
Para você reconhecer aquilo que você não é.

AMOR PRÓPRIO
Para você perceber suas qualidades e gostar do que vê por dentro.



Para te guiar, te sustentar e te manter de pé.


SINCERIDADE
Para você ser verdadeiro, gostar de você mesmo e viver melhor.

FELICIDADE
Para descobri-la dentro de você e doa-la a quem precisar


ESPERANÇA
Para fazer você acreditar na vida e se sentir uma eterna criança.

SABEDORIA
Para fazer as escolhas corretas

21 de agosto de 2009

De volta...

É sempre bom voltar ao lugar que é especial e que por momentos marcaram em sua vida. Rever os amigos, pessoas que durante anos conviveram com você.

Deixando o estresse do trabalho, vou tirar uma folguinha nesse final de semana. Em direção a Muratuba, lugar onde passei minha infância e parte da adolescência. Lugar especial, onde vivi momentos maravilhosos perto da minha família e amigos. Onde descobri o sentido da vida e lutei para chegar onde estou hoje.

Lugar onde cresci aprendendo que a vida é difícil mas que nós podemos torná-la fácil. Onde brinquei, corri de bicicleta, que andei na chuva, tomei banho de rio e igarapé, que trabalhei como liderança juvenil enfim tudo de bom.

Espero aproveitar cada segundo nesse lugar de novo...

Grande abraço,

Raquel



14 de agosto de 2009

Momentos...

Estava dando uma olhada nos arquivos aqui no trabalho acabei encontrando essas imagens do tempo em que viajava para a comunidades ribeirinhas, participando de seminários e fazendo oficinas em comunicação comunitária junto com a equipe do PSA. Hoje devido as demandas em sede, as viagens ficaram de lado. Tenho vontade de voltar aos lugares onde já passei e rever as pessoas que conheci. Muitas contribuíram de certa forma tanto para minha formação pessoal quanto profissional. Muitas saudades das aventuras pelos rios, das praias, das noites de circo, do friozinho que faz nas comunidades e do sorriso da juventude que sempre estava conosco buscando cada vez mas mobilização para sua comunidade.

Danni, eu e Manoel, na comunidade de Prainha, no almoço cercado de cachorros famintos, rsrsrs
Carline, Danni e eu, preparadas para o espetáculo do circo Mocorongo, que saudades...


Carline, eu e Danni, em Prainha...

Fotos Carline Piva

13 de agosto de 2009

Mas um ano sem você...


Muitas opiniões, muitas ideias, cheio de vida, vontade de ajudar quem precisava, e muitas outras qualidades que só ele tinha. Esse era o Rafa, meu mano que que hoje, 13 de agosto completa dois anos de ausência.
Hoje relembro com muita saudade todos os momentos que compartilhamos, todas as alegrias que juntos vivemos. Dos sorrisos, das brincadeiras, das corridas de bicicletas, dos nossos trabalhos, enfim de tudo.
Rafa, aos seus 17 anos tinha uma responsabilidade muito grande na comunidade, era coordenador do jornal comunitário Arte Vida de Muratuba, locutor esportivo da rádio Raio de Sol, e muitas outras atividades que exercia dentro da comunidade.
Tinha o espírito de liderança e muitos sonhos.

Rafa, todas as suas ações, fazem com que muitas pessoas não esqueçam de você.
Estarás eternamente em nossos corações mano.
Eternas saudades :(

Raquel

7 de agosto de 2009

6 de agosto de 2009

Tipos de amigos...

INCENTIVADORES-são grandes motivadores que sempre impelem você em direção a seus alvos. Possuem interesse genuíno no seu sucesso, mesmo que signifique correr risco por você.


CAMPEÕES são amigos leais, que ficam ao seu lado como também das coisas em que você acredita. Eles o elogiam em sua presença e ainda “cobrem sua retaguarda”; saindo em sua defesa quando você não está por perto.

COLABORADORES – são aquelas pessoas que têm interesses comuns aos seus. Podem compartilhar com você uma paixão por esportes, hobbies, religião, trabalho, política, comida, filmes, música ou livros.

COMPANHEIROS – estão sempre ao seu lado, sejam quais forem às circunstâncias. Têm um vínculo praticamente indestrutível com você. Quando alguma coisa boa ou ruim acontece na sua vida são as primeiras pessoas para quem você liga.

COMUNICADORES – são aqueles com os quais você se socializa com freqüência. Sempre são convidados para eventos onde é possível conhecer outras pessoas; o que aumenta sua rede de contatos e lhe dá acessos a recursos inexplorados.

ENERGIZADORES – são os “amigos divertidos” que sempre levantam seu ânimo. Eles fazem de tudo para animá-lo quando você está deprimido e transformam um dia bom em um dia ótimo.

INSTIGADORES – expandem seus horizontes e o incentivam a acolher novas idéias, oportunidades e culturas. Eles o ajudam a fazer mudanças positivas, ampliando sua perspectiva em relação à vida e fazendo de você uma pessoa melhor.

GUIAS – dão conselhos e mantêm você na direção certa. São os amigos perfeitos para compartilhar seus objetivos e sonhos. Eles o ajudam a vislumbrar um futuro positivo, ao mesmo tempo, com os pés no chão.

31 de julho de 2009

Devolvendo o sorriso às populações do rio Arapiuns



“Quando aparece uma oportunidade dessas, a gente agarra com toda força e vai em frente”. Foi esse o sentimento que a jovem Derlane Silva de Souza, de 17 anos, demonstrou quando saía de barco da sua comunidade chamada Novo Horizonte. A oportunidade a que ela se refere, é a Primeira Jornada Odontológica que estava começando na comunidade de Cachoeira do Aruã, a quase 12 horas de distância em viagem de barco da cidade de Santarém, PA.

Entre os dias 23 até o dia 29 deste mês, cerca de 750 moradores de 53 comunidades da região do Rio Arapiuns e Maró tiveram a oportunidade de receber um tratamento especial na área da saúde bucal, através de um trabalho feito em parceria pelo Projeto Saúde e Alegria, Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, Terre des Hommens Holanda e o International College of Dentists (Colégio Internacional de Dentistas) - ICD. O desafio era enfrentar a grande demanda por tratamento odontológico existente nessas comunidades, principalmente pela dieta baseada em carboidratos (peixe e farinha), alto consumo de açúcar, água sem tratamento com flúor e falta de escovação, além das dificuldades de acesso aos serviços de saúde, para a prevenção das cáries.

Como fazer isso em uma realidade de grandes distâncias, dificuldades de locomoção e exigência de infraestrutra móvel, que coloca as políticas públicas e ao terceiro setor muitos desafios para realizar o atendimento à população que necessita? Somando esforços e trabalhando em parceria. Foi assim que foi montada a jornada odontológica.

Solidariedade e responsabilidade social
O casal de cirurgiões dentistas, Adriana Mesquita e Márcio Junqueira, veio de São Paulo colaborar com a jornada. Eles e mais 18 profissionais aceitaram o convite do Colégio Internacional de Dentistas para servir à população ribeirinha. “A idéia de vir para a Amazônia sugiu a partir de um contato com o Dr. Fábio Tozzi, em uma conversa onde ele nos contou da carência de profissionais aqui na região. Nós começamos a desenvolver a proposta de um mutirão de atendimento e conseguimos mobilizar 20 colegas para este trabalho”, conta Péricles Correa de Freitas, um dos coordenadores do grupo. Péricles nos contou ainda que todos os profissionais mobilizados fecharam seus consultórios em São Paulo nesse período e pagaram dos seus prórpios bolsos os custos da viagem até Santarém para engajar-se na caravana. Perguntados sobre o que estes profissionais ganham com esse ato de solidariedade, todos foram unânimes em afirmar que além da oportunidade de conhecer a região, a jornada é uma oportunidade de se sentir mais humano. “É uma experiência muito gratificante pra gente. O que nós podemos trazer em termos de conhecimentos e tecnologia, nós estamos levando em amor e carinho dessa populção que nos acolheu muito bem”, conta o regente do ICD no Brasil, Alex Yoshiharu Otani.
Alex Otani e Péricles Freitas
O Colégio Internacional de Dentistas foi fundado nos anos 80, sendo a organização de odontologia mais reconhecida no mundo, que tem por objetivo avançar a ciência de odontologia para a saúde e o bem-estar da população no nível internacional. Busca a integração dos dentistas no mundo, divulgando conhecimentos e fomentando o atendimento social, como no caso desta jornada no rio Arapiuns.

Otani, explica que “esse é um projeto piloto que veio aqui trazendo tecnologia de ponta para a região, fazendo tratamento de canal junto com uma restauração imediata, exodontia, limpeza, além de trazer para a população a prótese total (dentadura), que são áreas de muita carência na região”.

O Dr. Fábio Tozzi, coordenador do Programa de Saúde Comunitária do PSA, complementa que “o diferencial deste atendimento, é que na maioria das vezes, pelas carências, a extração dos dentes é o tratamento historicamente praticado, e neste caso, estamos trazendo também restaurações, tratamento de canal, enfim, recuperando o sentido da saúde oral para esta população”, explica Tozzi em meio ao corredor lotado de pacientes.

Trabalho em parceria
Abaré ancorado na comunidade de Cachoeira do Aruã
O esforço conjunto do PSA e da SEMSA de Santarém, permitiu que toda a infra-estrutura necessária fosse montada para a realização da jornada. A prefeitura mobilizou uma série de funcionários, ofereceu o Barco Netinho pra tazer e acompanhar os pacientes tratados. O PSA por sua vez, também trouxe sua equipe e a Unidade Móvel de Saúde o navio Abaré, onde foram montados 8 consultórios odontológicos. Um exemplo de parceria entre o poder público e o terceiro setor. “Um momento muito importante, pois o serviço de atendimento nós já temos, mas toda ajuda é bem vida para responder à demanda que é muito grande. O Município quer agradecer porque isso só vem a somar para o bem da população e a política pública de saúde”, afirmou a enfermeira Graça Almeida, assessora de rios da SEMSA Santarém.
Equipe da SEMSA Santarém
Sorrisos com saúde e alegria

A jovem Derlane Silva de Sousa, da comunidade novo horizonte, que buscou o atendimento, viu seu desejo realizado. É o exemplo também da Sra. Rosa Apóstola de Lima, que recebeu uma prótese dentária. “Isso significou para mim uma coisa tão boa, pois agora estou com meus dentes, estou me sentindo muito bem. Se a equipe não viesse aqui estava muito difícil, porque ia custar muito caro para mim que sou pobre”, disse a comunitária com sorriso mais solto no rosto.

Seu Manoel foi um dos beneficiados.

Em meio aos muitos pacientes atendidos no Abaré estava Itamar Mota da Silva, 14 anos, sorridente e curioso com tudo que estava acontecendo e ancioso para também ser atendido. Mas Itamar foi praticamente uma surpresa em meio às demais crianças. Quando saiu do consultório, a dentista que lhe atendeu saiu dizendo: “você não tem nenhuma cárie, o que você veio fazer aqui?”, comemorava e questionava ao mesmo tempo. “Não podia perder a oportunidade, vim no Abaré só pra confirmar se meus dentes estavam bons. Eu escovo meus dentes várias vezes todos os dias”, respondeu Itamar.

O desafio da educação

O adolescente Itamar: exemplo de saúde oral

Casos como o dele são quase uma exceção, o que coloca o grande desafio da educação para que as crianças, desde cedo, aprendam a importância de escovar, tratar bem dos dentes. Por esse motivo, a caravana do Abaré levou também sua equipe de arte-educadores do Circo Mocorongo do Saúde e Alegria para realizar dinâmicas e apresentações educativas, juntamente com a distribuição de escovas e pasta dental.

Juntos, os dentistas da Jornada realizaram cerca de 1.850 procedimentos odontológicos e os palhaços do Saúde e Alegria, arrancaram risos aliviados ou fizeram brotar alegria e esperança no rosto de quem, pela falta de atenção, talvez escondia a vontade de sorrir.