EVENTO REÚNE, NESTE FINAL DE SEMANA, VÍDEOS PRODUZIDOS POR JOVENS DE COMUNIDADES RIBEIRINHAS, DURANTE OFICINAS DE CAPACITAÇÃO COM ESTUDANTES SUECOS
Mais de 50 jovens, dos municípios de Santarém (Urucureá, Cachoeira do Maró e Nuquini) e de Belterra, estarão reunidos neste final de semana (20 de março) no Pontão de Cultura Digital do Tapajós para a 3ª Mostra de Vídeo da Rede Mocoronga de Comunicação.
Os vídeos foram produzidos pelos jovens durante as oficinas de capacitação realizadas nas próprias comunidades, viabilizadas pela parceria entre o Projeto Saúde e Alegria (PSA) e a Escola Nórdica (Suécia). O PSA recebe estudantes suecos que, durante seis meses, conhecem a realidade Amazônica e ensinam os jovens das comunidades a produzirem vídeos.
As oficinas de vídeo participativo, com duração média de dez dias, abordaram produção de conteúdo, com elaboração de roteiro, técnicas de operação de câmera de vídeo e edição de imagens. O objetivo é que, ao final do curso, os participantes estejam aptos para usar o vídeo como mais uma ferramenta para retratar sua própria realidade.
Vídeos participativos são vídeos produzidos pela própria comunidade, em alguns casos visando o resgate da cultura local, para que as comunidades ribeirinhas possam ter a capacidade de dizer quem são, o que são e qual a sua realidade para o mundo, já que todos estão com a atenção voltada para a Amazônia, mas pouco se sabe sobre a realidade em que vivem essas comunidades.
É o exemplo dos jovens de Belterra, que produziram um vídeo mostrando que na amazônia não existe só mato, mas também pessoas que moram, trabalham e são felizes com a vida em suas comunidades.
Nesta 3ª mostra os jovens produtores novamente serão homenageados com a entrega do Troféu “Mocoroscar”, uma premiação simbólica incentivando suas criações.
Programação:
20/03/10 - Início 09:00 hs no Pontão de Cultura Digital do Tapajós - Rua Barjonas de Miranda, 434- Aldeia
Às 17:30 hs, Mostra de Vídeo das comunidades
Evento aberto ao público - grátis
Mais informações:
93-3067-8000
Sem comentários:
Enviar um comentário